Sobre a Pitaya

Também conhecida como fruta-dragão por causa da sua aparência, ela está ganhando popularidade no Brasil.

A pitaya ou pitaia é um fruto de espécie variada de cactos epífitos que é conhecido, principalmente nos Estados Unidos, como ‘fruta dragão’ por conta do seu exterior escamado. Nativa da América Central e do México, a fruta pitaya vem sendo cultivada em Israel, na China e aqui no Brasil (mais comum na região Nordeste). Por só ser cultivada a noite, ela está no grupo de “flor da noite”.

A pitaya fruta tem um sabor muito doce e saboroso e vem sendo utilizada na fabricação de vinhos, sucos, chás (com as suas folhas) e principalmente doces. O sorvete da Pitaya, por exemplo, além de ter um sabor atraente, ajuda a emagrecer e regula o funcionamento do intestino.

Sobre o cultivo

ÉPOCA DE PLANTIO:
O plantio pode ser realizado durante todo o ano, evitando os meses mais quentes e frios(geadas) do ano, melhor época de agosto a outubro.

NÃO NECESSITA GRANDES ÁREAS CULTIVADAS:
Por se tratar de uma fruta exótica e bem valorizada tem alcançado alto valor de mercado, oportunizando alta renda por área cultivada, sua produtividade pode alcançar de 25 a 30 toneladas por hectares em condições climáticas ideais, após os três anos de implantação.

FORNECEMOS ASSESSORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA
Fornecemos assistência técnica, com profissional Engenheiro Agrônomo especializado na implantação da cultura da pitaya.

COMPRAMOS TODA A PRODUÇÃO ORGÂNICA
​Garantimos a compra de toda a produção por nos assessorada.

Variedades de espécie e seus funcionamentos

Existem quatro variedades da fruta pitaya e cada uma tem a sua especificidade. As três tem um ótimo funcionamento contra o colesterol, já que diminui a quantidade deste na corrente sanguínea, e trabalham na diminuição da pressão arterial no organismo. Apresentam também forte presença de minerais e fibras que estimulam um bom funcionamento do intestino.

Hylocereus Polyrhizus ou Pitaya Branca

Casca velmelha e polpa Branca.

A Hylocereus undatus (conhecida como pitaia vermelha), é uma espécie de pitaia pertencente ao gênero Hylocereus e a família Cactaceae, é disseminada na América Latina e cultivada nos quatro continentes, e pode ser encontrada desde Israel até a China. Nativa de florestas úmidas mantem hábito escandente ou trepador, pode ser encontrada subindo em árvores ou rochas, no seu habitat natural, utilizando raízes aéreas para se fixar.
As pitayas são conhecidas na cultura Asteca a um longo tempo, este nome significa fruto de escamas, é utilizado tanto para a planta como para o fruto de Hylocereus undatus (Haw.) Britton & Rose. É conhecida pelo mundo afora por diversos nomes, como dragon fruit, pitahaya, no Brasil o nome vulgar da cultura sofreu modificações, com escrita diferente, Pitaia, mas mantendo a sonoridade. Noutros locais sua flor é conhecida como rainha-da-noite.

Hylocereus Costaricensis

Casca Vermelho e Polpa Vermelha (pink)

A Pitaya da Costa Rica ou Hylocereus costaricensis ( FACWeber ) Britton & Rose 1909 , é uma espécie botânica de cactus . É nativa da América Central e do noroeste da América do Sul . A espécie é cultivada comercialmente pelo seu fruto, e também é uma boa planta ornamental com belas flores . É conhecido sob o nome erroneamente Hylocereus polyrhizus , que é ambígua e não deve ser utilizada.
Cultivo: É fácil de crescer, de rápido crescimento como epífitas ou xerófita . Você precisa de um composto com muito húmus e umidade suficiente no verão. não deve ser inferior a 10 ° C no inverno. Ela pode crescer em sombra parcial ou a pleno sol. luz extra no início da primavera irá estimular a produção de botões florais. Ele floresce no verão ou no outono.


Selenicereus megalanthus

Casca Amarela e polpa branca.

Hylocereus megalanthus é um cacto espécies no género Hylocereus que é nativo para o norte da América do Sul , onde é conhecido, juntamente com o seu fruto, com o nome de Pitahaya . A espécie é cultivada comercialmente para sua fruta amarela, mas é também uma impressionante trepadeira ornamental com talvez as maiores flores de todos os cactos . A fruta amarela tem espinhos, ao contrário dos frutos vermelhos Dragão (H. undatus, H. polyrhizus, H. costaricensis), e é comumente conhecido como "Fruta amarela do dragão", "pitahaya amarela" ou "pitaya amarela".
Um facilmente cultivada, em rápido crescimento das plantas. Precisa de um composto que contém uma abundância de húmus e umidade suficiente no verão. não deve ser mantido abaixo de 8 ° C (46,5 ° F) no inverno. Podem ser cultivadas em semi-sombra, mas melhor em pleno sol. luz extra no início da primavera irá estimular a brotação. Flores em junho a outubro.

Clima


Pode ser cultivada em diversas altitudes, desde o nível do mar até acima de 1000 metros, preferindo temperatura média entre 18 a 26 graus centígrados. Chuvas de 1200 a 1500 mm ao ano são ideais para o desenvolvimento da cultura, porém também se desenvolve em climas mais secos.


Solos


Os solos que oferecem melhores condições para o desenvolvimento do cultivo são os de pH entre 5.5 e 6.5 e não compactados . Devem ser ricos em matéria orgânica, bem drenados e de tex tura bem solta.


Propriedades da Pitaya

Entre as diversas propriedades da pitaya a que mais se destaca é sua propriedade termogênica que potencializa a queima de gordura favorecendo o emagrecimento. A fruta mais utilizada para esse fim é a com polpa vermelha.

No entanto as propriedades nutricionais não se diferenciam entre a fruta rosa, a vermelha ou a amarela, seja qual for a pitaya consumida sua alimentação será rica contando com todos os nutrientes da fruta dragão e também: minerais essências, vitamina do complexo B e vitamina C. Além de dispor das propriedades da pitaya que combatem o colesterol ruim.

As propriedades medicinais da Pitaya são velhas conhecidas dos povos nativos do Velho Mundo, e hoje sabe-se que são ricas em fibras (em Taiwan diabéticos a usam como substituo para o arroz) e minerais (sendo as amarelas mais abundantes em zinco e as vermelhas em ferro), possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres. Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode aumentar a excressão de metais pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Comê-las regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.


Informações nutricionais

Benefícios da fruta Pitaya


- Combate o colesterol, pois é rica em Ômega 3.
- Combate a hipertensão arterial.
- Auxilia nos regimes alimentares.
- Auxilia no metabolismo.
- Regula o diabetes.
- Fortalece o sistema imunológico, elimina os radicais livres.
- Tem ótimos benefícios para a flora intestinal.
- Elimina metais pesados.
- Auxilia a visão e a beleza da pele.
- Previne o câncer de cólon.
- Auxilia no processo digestivo.
- Protege as células do organismo
- Laxante suave.


Pitaya emagrece?


Com tantas fábulas sobre emagrecimento e dietas malucas, fica cada vez mais difícil confiar nesses produtos e frutas que aparecem em destaque e de repente todo mundo está usando como milagre do emagrecimento. Mas, longe de ser mais uma história da carochinha, a pitaya realmente tem uma ação benéfica para quem está buscando emagrecer e se manter em forma.
A ação da pitaya é na aceleração do metabolismo, tendo, portanto, uma ação termo gênica. Ela consegue controlar o apetite e faz a eliminação da gordura do corpo. Outro fator importante é a existência da tiramina.
Esse nutriente presente na fruta pitaya, ativa o Glucagon – um hormônio que ajuda a estimular o corpo a fazer uso das reservas de gordura existentes no organismo e transformá-las em energia.

Uso cosmético da pitaya.


Há também alguns benefícios da pitaya para beleza. O uso tópico da fruta pode ser aplicado tanto na pele quanto no cabelo das seguintes formas:

• Para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.
• Para queimaduras de sol, você pode fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.
• Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.